quarta-feira, 27 de outubro de 2010

musculação e estetica

As funções dos músculos no corpo humano


Agrupados em compartimentos de fáscia, músculos possuem diferentes tipos de fibra e isso altera sua capacidade de produzir tensão
Equipe Universidade do Futebol
Os músculos do corpo humano são agrupados em compartimentos de fáscia e contém diferentes tipos de fibras que influem em sua capacidade para produzir tensão. Um músculo é inserido no osso através de uma aponeurose ou tendão, que pode suportar altas forças tensivas e responder com diferentes tipos de rigidez, de acordo com as freqüências de cargas (maior ou menor). Durante uma ação muscular excêntrica, o tendão e o músculo estão sujeitos à incidência maior de lesões.
O músculo esquelético possui quatro propriedades: contratilidade, elasticidade, extensibilidade e irritabilidade. Todas essas propriedades possibilitam que o músculo responda à estimulação, seja para encurtar ou alongar-se além do comprimento de repouso e retornar ao comprimento de repouso após um alongamento, respectivamente.
Os músculos podem desempenhar várias funções, devido a essas propriedades, como a de gerar movimentos, estabilizar articulações etc. Também exercem diversos papéis, como movimentador primário, agonista ou antagonista, e estabilizador ou neutralizador.
Três tipos de ações musculares são produzidos com a tensão muscular:
Isométrica - empregada para estabilizar um segmento
Concêntrica - para criar um movimento (menor produção de força)
Excêntrica - para controlar um movimento (maior produção de força)

Nenhum comentário:

Postar um comentário